Categoria: Acontecimentos

O maior desafio da sua geração é…

A FITO é uma escola em evolução e com uma proposta ousada de se constituir numa Escola Transformadora. Mais ágil e capaz de proporcionar oportunidades diversificadas, excelentes recursos tecnológicos em um ambiente desafiador, acolhedor, conectado aos anseios e necessidades da sociedade em que está inserida. Tudo que nossos alunos precisam para colocar em prática seus projetos de vida.

Independente do curso, você contará com uma sólida formação acadêmica proporcionada por uma escola renomada no cenário da educação profissional. Além de muitos recursos, como a tecnologia educacional de plataformas como Google para Educação e Microsoft Educação, e o novo e exclusivo FAB LAB (Laboratório de Fabricação Digital) que está entrando em operação.

O maior desafio da sua geração é promover a nossa espécie à condição de pessoas capazes de construir uma sociedade mais justa e melhor para todos.

Uma médica que domina a tecnologia de telemedicina será uma profissional diferenciada, capaz de salvar vidas à distância numa fração de tempo, ainda impossível nos dias de hoje.

Todas as profissões passarão por grandes transformações. Assim como acontece hoje, serão mais respeitados e valorizados aqueles que oferecem algo diferente, como habilidades em diversas áreas, criatividade e curiosidade para inovar, determinação para desenvolver melhorias que proporcionem qualidade de vida, conforto, segurança, tempo para conviver…
Encontre o seu lugar…
Descubra quem é você!

Faça disto seu maior desafio, para então, começar a “desenhar” seu primeiro projeto de vida!

  • Curso de 4 anos:
    Ensino Médio Técnico em Edificações, Eletrônica, Informática e Química.
  • Curso de 3 anos:
    Ensino Médio Técnico em Administração e Ensino Médio Tradicional.
  • Curso de 2 anos:
    Técnico Modular em Edificações, Eletrotécnica e Música.
    (Para quem já concluiu o Ensino Médio)

Venha,
Estamos nos preparando para receber você!

A Gente se Encontra Na FITO!

Editorial

Mês de outubro na FITO é mês de muito movimento. Estamos em pleno período de matrícula e algumas novidades começam se anunciar para 2017.

A Fundação promoveu durante o mês o Curso de Modelagem para Impressora 3D. O curso gratuito, voltado para alunos do 9º ano, inclui versão de Software Acadêmico Livre, Apostila Digital e Produção 3D no FAB LAB FITO.

O FITO IDIOMAS está a todo vapor oferecendo aos alunos um curso livre de Inglês no contra turno escolar. Com toda qualidade e expertise das melhores escolas de idiomas do Brasil e dentro de sua própria escola.

Para 2017 a FITO terá atividades estruturadas em período integral para crianças do Ensino Fundamental I (1º ao 5ºano). A proposta compreende atividades artísticas, culturais e de acompanhamento pedagógico.

Nesse semestre nossos alunos também surpreenderam e se divertiram participando de alguns festivais de esportes fora da escola, e de amistosos de vôlei e futsal na escola com as turmas do FITO Ativa.

Contamos mais uma vez com todos e aguardamos sua contribuição para as próximas edições.

A Gente Se Encontra Na FITO!

Rubens Gonçalves de Aniz
Presidente

Fale com a gente!

Ao final de cada texto você vai encontrar um espaço reservado para comentários e contribuições. Você também poderá enviar arquivos mais extensos, como textos, poesias, ilustrações, imagens e fotografias para o e-mail comunicacao@fito.br, aos cuidados de Vilmary Macedo, jornalista responsável.

FITO Idiomas terá novas turmas em 2017

Com objetivo de oferecer aos alunos a oportunidade de realizar o sonho de estudar no exterior e se apresentar apto, diferenciado e seguro na disputa pelas oportunidades de trabalho mais interessantes, aqui ou em qualquer outro lugar do mundo, a FITO implementou o FITO IDIOMAS.

Em atividade desde de agosto de 2016, a FITO IDIOMAS atende alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, para o curso livre de inglês. No segundo semestre de 2017, tem previsão de abrir vagas também para pais de alunos e outros familiares interessados em aprender Inglês, além de oferecer para alunos FITO, cursos livres de Italiano e Espanhol.

Atualmente a FITO oferece Espanhol (opcional). E com a possibilidade do intercâmbio entre alunos e professores da FITO em Osasco e o Istituto Agrário Osasco na Itália surgiu a movimentação para o aprendizado do italiano.

O material didático para o Inglês será fornecido pela Editora Macmillan, considerado um dos melhores do setor e utilizado pela mais tradicional e respeitada escola de idiomas do país.

 

Curso de Modelagem para Impressora 3D
forma primeiras turmas

Durante três finais de semana do mês de outubro, alunos interessados da FITO e de outras escolas da região, participaram do Curso de Modelagem para Impressora 3D.

SONY DSC

O curso gratuito inclui versão de Software Acadêmico Livre, Apostila Digital e Produção 3D no FAB LAB FITO. O curso é ministrado pelo professor Rubens Aniz. “A ideia desse curso é poder instrumentalizar os alunos em novas tecnologias, idealizar e personalizar seus projetos dentro do FAB LAB. O próximo passo será montar um grupo de projetos a partir das turmas formadas hoje. Vamos montar a carcaça de um robô e, em seguida, desenvolveremos a parte eletrônica”, afirma o professor. E completa: “o objetivo é que a cada projeto os desafios sejam maiores”.

SONY DSC

O conteúdo das aulas, apostilas, vídeos, entre outros, foram enviados via Google Class. Os alunos também puderam esclarecer dúvidas e enviar seus projetos para impressão no laboratório maker da FITO. “Achei o curso muito interessante e já aprendi muitas coisas. Gosto de tudo o que envolve tecnologia e penso em como vai ajudar quando procurar emprego”, conta Pedro Roberto de Sene Manfredi José, 9º Ano (unidade 2). A impressão foi o que mais chamou atenção de Guilherme Matos de Moura, também do 9º Ano (unidade 2). “A rapidez e a possibilidade de construir todo tipo de coisa é o que mais me atraiu”. Já Giovanna Vezali Justino, também do 9º Ano (unidade 1) está pensando na carreira escolhida. “Quero fazer Edificações e estar preparada é sempre bom. O professor explicou tudo claramente”.

SONY DSC SONY DSC

SONY DSC

O curso, voltado para alunos cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, das unidades zona Sul e Norte da FITO também atraiu alunos de outras faixas etárias e etapas de ensino. Como é o caso de Thiago de Moraes Zenerato, do 1º Ano de Eletrônica. “Me identifico com a tecnologia 3D, é uma porta para o futuro. Essa tecnologia é muito importante por permitir várias possibilidades e reduzir o processo industrial. Vai otimizar muitas coisas”, afirma.

SONY DSC

Os alunos receberam certificado de participação do curso e um porta fone de ouvidos confeccionado no laboratório.

A gente se encontra na FITO!

Galeria completa aqui

Matrículas Abertas

A FITO – Fundação Instituto Tecnológico de Osasco está com o programa de matrículas e rematrículas aberto para o ano letivo de 2017. A FITO é uma escola em evolução e traz uma proposta ousada e inovadora, constituindo-se em uma escola ágil e capaz de proporcionar oportunidades diversificadas e excelentes recursos tecnológicos em ambiente acolhedor para seus alunos.

501

A escola mudou a maneira de cobrar a mensalidade, adotando outro regime de cobrança onde a matrícula é dividida em três vezes (outubro, novembro e dezembro), mais doze parcelas. Passando a utilizar o mesmo regime praticado pelo mercado. Outro fator a ser considerado é a efetivação da matrícula em três parcelas via boleto e não somente com cartão de crédito. Sendo mais um facilitador para as famílias.

O material escolar teve seu contrato revisto para evitar descompasso na entrega, possibilitando que todos os alunos recebam os itens no mesmo período. A FITO pleiteou um desconto diferenciado, em relação ao mercado, assim como o parcelamento em até 10 vezes no cartão de crédito. A venda será efetuada diretamente pela Editora Moderna Compartilha, por meio do site www.moderna.compartilha.com.br, a partir do mês de novembro.

Assim como em 2015, a rematrícula poderá ser realizada de maneira simples e ágil para todas as famílias, dando continuidade ao processo de Rematrícula Online, acessando o link portal.academico.fito.edu.br, clicar em pais/responsáveis e seguir as instruções fornecidas.

A FITO oferece cursos no Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio Tradicional, Ensino Médio Técnico em Edificações, Eletrônica, Informática, Química e Administração. Além do curso Modular em Edificações, Eletrotécnica e Música (cursos voltados para quem já concluiu o Ensino Médio).

A gente se encontra na FITO!

Desafio Aéreo e Dia do Amigo na FITO
mobilizam comunidade escolar

Desafio Aéreo na FITO e Dia do Amigo reuniu no mês de setembro familiares, alunos, professores, funcionários e amigos. Em um dia memorável os participantes aprenderam a construir bumerangues, pipas, planadores e brincaram com suas produções.

178 fito-aereos-2016-08
fito-aereos-2016-168 124

Também acompanharam as exibições do Clube de Aeromodelismo Cajamar – Aero Ypê que trouxe alguns modelos de aviões, helicópteros e planadores para o deleite de crianças e adultos.

fito-aereos-2016-252 373

fito-aereos-2016-190

Em sua primeira edição, o Desafio Aéreo teve como principal objetivo promover o encontro entre alunos, professores e familiares estimulando a criatividade, a construção de brinquedos e o brincar. Foram oferecidas Oficinas de Aviões de Papel (dobraduras), Bumerangue, Planadores de isopor, Pipas e Catavento.

048

“Achava que fosse difícil fazer uma pipa, mas na verdade é fácil e divertido”, conta a aluna Larissa Fernandes de Souza Silva, que ao lado da amiga Rafaela e da mãe Domênica, participou da oficina de pipamodelismo com o engenheiro Ken Yamazato, oito vezes campeão paulista de pipas na categoria “engenhosidade”.

029 041

Para Tales Oliveira, tricampeão nacional de arremesso de Bumerangue, a oportunidade foi única e muito produtiva. “Trazer esse tipo de evento para dentro de uma escola promovendo vivência sensorial e física, movimento corporal, envolvendo pais e filhos juntos sempre deixa as oficinas mais emocionantes”, afirma Tales. O professor Jair Messias trouxe os filhos Raul, 7 anos, e Heitor, 2 anos, para participarem. “Reunir alunos, família e amigos na escola é algo maravilhoso. A escola deveria promover mais vezes essa união”.

fito-aereos-2016-57 fito-aereos-2016-216

No FAB LAB FITO as crianças retiravam seu bumerangue e, com supervisão, davam acabamento aerodinâmico em seus brinquedos de arremesso. Aliás, quem não fez isso no dia, pode marcar um horário para modelagem no laboratório maker, através do e-mail atendimento@fito.br.

236

Com os alunos do Ensino Médio foi montado um campeonato de Aviões de Papel em uma pista de 42 metros de distância. De acordo com o professor Milton Cesar Bertoloni os alunos pesquisaram e testaram a aerodinâmica antes de produzirem seus modelos. “O recorde mundial é de 69 metros, começamos mais modestos e vamos aumentando nos próximos eventos”. E conclui: “a integração que se fez aqui é algo importantíssimo, mostra para nossos alunos que nós somos iguais à eles e podemos trabalhar e nos divertir juntos na escola”.

O aluno Gustavo Henrique Araújo Leandro, do 3° Ano Técnico – Redes, também aprovou a iniciativa. “É um dia divertido e diferente, precisamos de mais dias como este na escola”, afirma. Quando questionado se teve que pesquisar muito antes de escolher qual modelo usaria na competição, respondeu na hora: “Faço sempre na sala de aula, então já tinha vários modelos de teste”. Então tá.

A gente se encontra na FITO!

Fotos de Thabata Graziano


Fotos de Camila Macedo

Galeria completa aqui