DSC05210

FAB LAB FITO começa funcionar

Os mais jovens talvez não conheçam, os mais distraídos não vão lembrar, mas uma geração inteira foi marcada pelas invenções do professor Pardal*, inventor mais famoso de Patópolis, amigo do Tio Patinhas e do Pato Donald.

Mas espera aí, o que isso tem a ver com a FAB LAB FITO? Talvez o fato desse projeto abrir espaço para mentes curiosas e inventores ousados – malucos até, quem sabe? -, virem aplicar seus conhecimentos e colocarem em prática ideias, invenções e inovações.

Inaugurado no último sábado, 18, o FAB LAB FITO é o primeiro da região Oeste e vai atender o meio acadêmico e comunidade interessada, oferecendo oportunidades reais de desenvolvimento de projetos e produção de modelos para testes, utilizando, entre outros equipamentos, impressora 3D, Router CNC, fresadora e Cortadora a Laser.

“O FAB LAB FITO é o marco de um novo momento em que a Fundação faz parcerias com várias empresas e pessoas interessadas em seu crescimento. É um projeto de várias cabeças e mãos, que envolve a escola toda. Para nós, o maior investimento está em nossos alunos que caminham para tornarem-se ótimos profissionais”, afirma o presidente da FITO Rubens Aniz. E completa: “A escola que vocês estudam é a única na região que possui um FAB LAB. Aproveitem mais esta oportunidade. Vocês merecem!”.

DSC05212

FAB LAB é um espaço em que pessoas de diversas áreas se reúnem para realizar projetos de fabricação digital de forma colaborativa. Com professores e cursos que ensinam os alunos a usarem esses equipamentos de forma inteligente e produtiva.

Para o empresário e educador Almir Ferreira, sócio diretor da Beta Assessoria Empresarial e professor na Faculdade Nossa Cidade, é uma grande aquisição para a região. “Como empresário e educador vejo a grande importância para a formação acadêmica dos alunos e para promoção de novas experiências. Osasco é uma região pulsante de inovação e tecnologia. A FITO mostra que está no caminho certo”, afirma.

Pai e filho também aprovaram a iniciativa. “Os alunos poderão realizar na prática o que vêm na teoria”, diz Fabio Viana, pai de Caio Marques, do 1º Ano de Eletrônica. “Estou achando tudo muito interessante. Não vejo a hora de trabalhar aqui dentro”, planeja o aluno. Matheus Duarte Jordão, aluno do 3º Ano de Mecatrônica também curtiu. “Achei supimpa, coloca assim mesmo: Supimpa! Essa ferramenta vai possibilitar fazer o que quisermos, inclusive nossos projetos pessoais”, comemora.

Com tantas possibilidades os professores já esperam ótimos resultados. “É um passo enorme para a FITO no desenvolvimento da tecnologia, ampliando a possibilidade de todos os cursos, de desenvolverem algo dentro da escola. As ideias surgirão na sala de aula e os alunos virão desenvolver aqui”, conclui o professor coordenador de Edificações Reginaldo Mariano da Silva.

Para o diretor executivo da Smart Lab, Robson Lisboa, os FAB LABs consolidam vários instrumentos chamados de portadores de futuro. “Os alunos conseguirão enxergar os projetos deles, tidos até então como sonhos, como palpáveis e perceberão o quanto são capazes e farão conexões com possibilidades infinitas. Vocês entregaram ouro para os alunos e eles não irão parar mais”.

Também prestigiaram o evento os vereadores Profa. Mazé Favarão e Rogério Lins, empresários, educadores, alunos, funcionários e familiares.

A Gente se Encontra na FITO!

Galeria completa aqui