FITO disponibiliza Google Classroom para alunos e professores

Diante do novo cenário que a FITO – Fundação Instituto Tecnológico de Osasco se apresenta, informação e conhecimento unem-se para atender e superar expectativas e necessidades de toda comunidade escolar.

Alunos e professores estão sintonizados e sincronizados para alcançar novos objetivos. Para isso, foi implantado em todas as turmas de alunos o Google Classroom possibilitando a troca mútua de informações, maior organização e planejamento na administração do conteúdo disponibilizado aos alunos.

A plataforma online concentra ferramentas do Google para auxiliar e promover atividades educacionais. O objetivo é que escolas e universidades de todo o mundo possam utilizar o serviço para facilitar a comunicação entre alunos e professores, além de estimular o interesse dos estudantes pelos assuntos propostos a partir de atividades online. Com a parceria Google os alunos têm disponível um pacote gratuito de ferramentas de produtividade que inclui Gmail, Documentos e o Drive. O Google Classroom permite que os professores criem e recolham tarefas em formato digital, além de incluir recursos que poupam tempo, como a possibilidade de criar uma cópia de um documento Google para cada aluno.

De acordo com o presidente da Fundação, Prof. Rubens Aniz, todos saem ganhando com a interatividade. “O professor atua como pesquisador do que ensina e estará munido com várias informações. As possibilidades são ampliadas e vários instrumentos de estudo podem ser compartilhados com os alunos”, afirma.

Durante a utilização os alunos visualizam avisos, lições, questionários indicando que as atividades já estão disponíveis e precisam ser realizadas. Em contrapartida o professor pode visualizar rapidamente quem já concluiu a tarefa e emitem comentários e notas em tempo real. O Google Sala de Aula permite que os professores enviem comunicados e questões instantaneamente e que os alunos compartilhem com os colegas.

Os professores da FITO, unidade zona norte e zona sul participaram de formação ministrada pelo professor Rubens. “Acho interessante que esse tipo de formação seja aplicada por um professor e não por alguém da área técnica, pois também utilizo as mesmas ferramentas e linguagens”, explica.
As tarefas ficam organizadas em uma página específica, o que possibilita sua mais rápida visualização. Todos os materiais didáticos são arquivados automaticamente em pastas no Google Drive.  “Achei que está facilitando muitas coisas pois, dá para acessar os conteúdos do computador ou do celular”, afirma João Pedro Costa, do 2º Ano A, Ensino Médio.

A implantação da ferramenta contou com total participação do Departamento de TI da FITO. “Nossa missão foi analisar e pensar em trazer as melhores ferramentas do Google para auxiliar a Fundação. A parceria com a Google trouxe um ganho enorme para nós. Importante lembrar que essa integração está sendo possível pois a Google dos Estados Unidos reconheceu a FITO como um grande multiplicador de ensino”, afirma Leandro Rodrigues, coordenador de TI.

Galeria completa aqui!