FITO entra no circuito da Semana Mundial Do Brincar

Durante as duas últimas semanas a FITO participou da Semana Mundial do Brincar, idealizado por meio de sensibilização de profissionais das áreas de Educação e interessados, oferecendo exibição dos prestigiados documentários Tarja Branca, veiculado na noite de 24/05, e de Começo de Vida, no dia 02/06.

A Semana contou também com intervalos dos alunos, estendidos para trinta minutos de duração, com muita diversão e resgate de brincadeiras tradicionais, como Mãe da Mula, Bambu, bambolê, pular corda, amarelinha, entre outras.

Crianças, jovens e adultos se entregaram a diversão e interagiram entre si e aprovaram a iniciativa. Do Ensino Médio ao 1º ano do Ensino Fundamental todos puderam participar.

“É a primeira vez que lembraram da gente com atividades divertidas. No carnaval ficamos de fora, na semana das crianças também. Amamos essa semana do brincar!”, comemoram as amigas Giovanna Rigolin, Carolina Diniz e Cecília Oliveira, do 8º Ano.

As irmãs Vitória Helena e Ester Evellyn, do 3º Ano de Eletrônica, também aprovaram a iniciativa. “Muito interessante abrir espaço para brincar e oferecer brincadeiras diferentes para experimentar”.

A Semana do Brincar na FITO contagiou também os colaboradores da Fundação. Inspetores, professores, funcionários administrativos entregaram-se à diversão. Como aconteceu com a professora de Informática, Ingrid Gaban. “Foi uma experiência bem interessante por que alunos e funcionários interagiram muito bem. O que mais gostei foi o resgate das brincadeiras tradicionais que visivelmente deixaram as crianças ainda mais animadas’, conta.

Na quinta-feira, 02/06, às 20h30, aconteceu a exibição do filme O Começo da Vida, no Conservatório Villa Lobos da FITO. O documentário dirigido por Estela Renner traz uma análise aprofundada e um retrato apaixonado sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, o verdadeiro começo da vida de um ser humano, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, onde os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível.

“O Começo da Vida é conscientizador, perfeito para ser visto por pais, filhos, professores. A sociedade precisa ser modificada e isso ocorrerá a partir da infância”, acredita a professora Regilande Olinda A. da Silva.

Para a professora Daniela de Souza Bonfim, os dois documentários a fizeram retomar muitas práticas na vida. “Não estou falando apenas de práticas pedagógicas, mas de nossas posturas muitas vezes egoístas. Esses encontros reforçaram ainda mais meu desespero ao pensar no futuro da humanidade, e, perceber que a solução está na forma como tratamos as crianças”.

O público presente na exibição do documentário O Começo de Vida receberá material para estudo, composto por cadernos, livros e vídeos, além de outros materiais elaborados pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Núcleo Ciência pela Infância – NCPi, Fundação Bernard Van Leer e Instituto Alana instituições voltadas a educação de excelente qualidade.

A gente se encontra na FITO!

Galeria completa aqui!