fab lab fito inauguração

FAB LAB FITO será inaugurado no sábado

No sábado, 18, às 11h, será realizado o evento de inauguração do FAB LAB FITO, o primeiro de Osasco e Região, esta que compreende mais de 2 milhões de habitantes, e do Laboratório de Resistência de Materiais. Dois importantes recursos que possibilitarão aos alunos e aos demais interessados, oportunidades reais de desenvolvimento de projetos e produção de modelos para testes, utilizando, entre outros equipamentos, impressora 3D, Router CNC, fresadora e Cortadora a Laser.

FAB LAB é um espaço em que pessoas de diversas áreas se reúnem para realizar projetos de fabricação digital de forma colaborativa.  Com professores e cursos que ensinam os alunos a usarem esses equipamentos de forma inteligente e produtiva. O nome é uma abreviação para “laboratório de fabricação” (em inglês) e o conceito gira em torno da chamada “cultura maker”.

Traduzindo ao pé da letra, um maker é um “fazedor” — alguém que põe a mão na massa. O movimento maker acontece quando pessoas se apropriam de uma porção de ferramentas, equipamentos e conhecimentos ligados ao universo da eletrônica e robótica, junto com técnicas não digitais como marcenaria, artesanato e outras.

“O objetivo de oferecer e criar um espaço como esse na FITO surgiu da necessidade de proporcionar a todos que tenham um projeto e queiram possam vir e executar nesse espaço. Além de trocar informações e experiências, unir projetos, ideias e soluções”, afirma o presidente da Fundação Rubens Aniz.

O espaço será aberto para comunidade uma vez na semana, com data e horários a serem definidos posteriormente.

A Gente se Encontra na FITO!

Data Local Horário
 18/06/2016 FITO – Fundação Instituto Tecnológico de Osasco  11h
Rua Camélia, 26 – Jardim das Flores – Osasco-SP.