destaque-material-didatico-seliga2016

FITO adota novo material didático

Uma das grandes conquistas que alunos, professores e pais tiveram em 2016 foi a mudança do material didático. A partir de agora, todos os alunos da FITO – Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Técnico utilizam o sistema de ensino Moderna Compartilha – Editora Moderna.

A FITO vê o aluno de hoje como protagonista, capaz de gerir sua própria rotina escolar, para isso foram escolhidos conteúdos digitais e impressos integrados ao sistema pedagógico de ensino de forma a ampliar as oportunidades de aprendizagem do aluno.

Para a Coordenadora Pedagógica (EM – Manhã) Silvia Regina de Oliveira o novo material oferece excelente qualidade. “Optamos pelo Compartilha pela oferta de excelente conteúdo programático. Para o professor do Ensino Médio estar em contato com os livros ao longo do ano letivo facilita a revisão de conteúdos já estudados. O que não era possível com as apostilas”, afirma.

De acordo com a equipe pedagógica uma das maiores preocupações estava na atualização dos conteúdos que já estavam ficando defasados em relação ao mercado educacional. “A preocupação com a qualidade do ensino que proporcionamos é essencial para os alunos que esperam e têm o direito de atingir seus objetivos com excelência”, completa Silvia.

O aluno FITO agora têm acesso, além dos livros impressos ao conteúdo digital, links, material multimídia, atividades e leituras para ampliar o conteúdo dado em sala de aula, buscando aprimorar nos estudantes habilidades como criatividade, autonomia, colaboração, trabalho em equipe e flexibilidade.

Os professores também já falam na melhoria da qualidade. Apontam o aumento na quantidade de exercícios e textos complementares, maior definição nas imagens, entre outras. “Os temas são abordados em uma sequência mais clara e de fácil entendimento para os alunos. Notei, ainda, que na disciplina em que atuo utilizam textos com autores renomados e as imagens e mapas apresentam visual mais claro e objetivo”, comenta o professor de Geografia Rogério Antonio.

A professora de Matemática e coordenadora da área de Exatas Terezinha Neme Spirandio também concorda e diz que “a proposta é muito melhor. Temos que aguardar para ver como as coisas se desenrolam, mas antes o professor estava sempre complementando. E ainda temos a plataforma que será de grande ajuda”.

Os pais também ficaram satisfeitos com a troca e estão conhecendo junto com os filhos o novo material. “Para acompanharmos em casa achei mais prático com o livro e mais dinâmico com o conteúdo digital. Percebi o interesse dele aumentar na hora da lição de casa”, conta Viviane Silva, mãe de Lucas Silva,  4º ano, do EF1.

A mudança teve início com o encerramento do contrato do Sistema Ser. De acordo com o presidente da Fundação, professor Rubens Aniz as famílias ganharam duas vezes com a alteração. “Além da ótima qualidade pedagógica e acesso à tecnologia e plataformas digitais diversificadas os pais e responsáveis também tiveram redução de 15 a 25% nos valores dos materias. No caso do Ensino Médio, os livros serão utilizados até o final do curso em que está matriculado”, afirmou.