467

Desafio Aéreo e Dia do Amigo na FITO
mobilizam comunidade escolar

Desafio Aéreo na FITO e Dia do Amigo reuniu no mês de setembro familiares, alunos, professores, funcionários e amigos. Em um dia memorável os participantes aprenderam a construir bumerangues, pipas, planadores e brincaram com suas produções.

178 fito-aereos-2016-08
fito-aereos-2016-168 124

Também acompanharam as exibições do Clube de Aeromodelismo Cajamar – Aero Ypê que trouxe alguns modelos de aviões, helicópteros e planadores para o deleite de crianças e adultos.

fito-aereos-2016-252 373

fito-aereos-2016-190

Em sua primeira edição, o Desafio Aéreo teve como principal objetivo promover o encontro entre alunos, professores e familiares estimulando a criatividade, a construção de brinquedos e o brincar. Foram oferecidas Oficinas de Aviões de Papel (dobraduras), Bumerangue, Planadores de isopor, Pipas e Catavento.

048

“Achava que fosse difícil fazer uma pipa, mas na verdade é fácil e divertido”, conta a aluna Larissa Fernandes de Souza Silva, que ao lado da amiga Rafaela e da mãe Domênica, participou da oficina de pipamodelismo com o engenheiro Ken Yamazato, oito vezes campeão paulista de pipas na categoria “engenhosidade”.

029 041

Para Tales Oliveira, tricampeão nacional de arremesso de Bumerangue, a oportunidade foi única e muito produtiva. “Trazer esse tipo de evento para dentro de uma escola promovendo vivência sensorial e física, movimento corporal, envolvendo pais e filhos juntos sempre deixa as oficinas mais emocionantes”, afirma Tales. O professor Jair Messias trouxe os filhos Raul, 7 anos, e Heitor, 2 anos, para participarem. “Reunir alunos, família e amigos na escola é algo maravilhoso. A escola deveria promover mais vezes essa união”.

fito-aereos-2016-57 fito-aereos-2016-216

No FAB LAB FITO as crianças retiravam seu bumerangue e, com supervisão, davam acabamento aerodinâmico em seus brinquedos de arremesso. Aliás, quem não fez isso no dia, pode marcar um horário para modelagem no laboratório maker, através do e-mail atendimento@fito.br.

236

Com os alunos do Ensino Médio foi montado um campeonato de Aviões de Papel em uma pista de 42 metros de distância. De acordo com o professor Milton Cesar Bertoloni os alunos pesquisaram e testaram a aerodinâmica antes de produzirem seus modelos. “O recorde mundial é de 69 metros, começamos mais modestos e vamos aumentando nos próximos eventos”. E conclui: “a integração que se fez aqui é algo importantíssimo, mostra para nossos alunos que nós somos iguais à eles e podemos trabalhar e nos divertir juntos na escola”.

O aluno Gustavo Henrique Araújo Leandro, do 3° Ano Técnico – Redes, também aprovou a iniciativa. “É um dia divertido e diferente, precisamos de mais dias como este na escola”, afirma. Quando questionado se teve que pesquisar muito antes de escolher qual modelo usaria na competição, respondeu na hora: “Faço sempre na sala de aula, então já tinha vários modelos de teste”. Então tá.

A gente se encontra na FITO!

Fotos de Thabata Graziano

Fotos de Camila Macedo